25.1.12

PT DE TUPARETAMA SE UNE AO PV, PTC e PCdoB. A nova coligação quer lançar 12 candidatos a vereador.



Severino Souto, 1º prefeito eleito e sua equipe de trabalho. 50 anos depois,  mudou alguma coisa no jeito tuparetamense de fazer política?
Guiando-se pela sabedoria popular, segundo a quem tem dinheiro não lhe falta companheiro, mas a quem é coxo o melhor é partir cedo, lideranças locais, filiados e dirigentes municipais dos partidos PT, PV (Zé Tunu), PTC (Ailton Miguel) e PCdoB( Naldivan Oliveira) se reuniram na noite da segunda-feira, 23, para dar os primeiros passos em torno de uma coligação. Uma fonte deste blog esteve na reunião e me repassou alguns pontos, digamos, interessantes:

1- Foi tratado o assunto da coligação destes partidos, ditos “pequenos”, em torno de 12 pre-candidatos a vereador. A meta da coligação que deverá se chamar “A força do povo” é, claro, eleger representantes para a Câmara. Entendem que coligar-se com outros partidos locais, ditos “grandes”, inviabiliza a eleição de seus candidatos. O exemplo concreto vem do PT que nas eleições anteriores se coligou com os partidos “grandes” (DEM, PSDB, PTB e PP) e não conseguiu eleger nenhum vereador.

2- Essa coligação para compor uma chapa proporcional (vereadores) não inviabiliza uma coligação com outros partidos para a chapa majoritária (prefeito e vice), mas ficou “no ar” o interesse do grupo em lançar também candidatos próprios para prefeito e vice. Segundo a fonte, há no momento grande probabilidade disso vir a acontecer. Zé Tunu (PV) já se colocou como disponível e disposto a encabeçar uma chapa majoritária.

3- Quem são os 12 pre-candidatos da coligação para vereador? Alguns nomes já estão praticamente definidos como Ivaí Cavalcante (PCdoB) Ailton Miguel (PTC) Danilo Oliveira, Jonas Melo e a agricultora da Cacimbinha, Cleosmilda Rodrigues (PT). Outros nomes ainda estão “em amadurecimento”, ou seja, não está fechada a lista com os 12 pre-candidatos.

4- A coligação “A força do povo” já nasce com apoios que consideram importantes. Segundo informa nossa fonte, já contam com o apoio dos Deputados Federais João Paulo e Luciano Santos, dos Deputados estaduais Manoel Santos e Luciana Siqueira. Tem ainda o apoio de Guga Lins, candidato da eleição anterior, não eleito mas com expressão em âmbito regional.

Já que comecei esta nota lembrando os ditados populares, será de bom tom finalizá-la não duvidando da esperançosa intenção do grupo, afinal de contas, embora o voto de Tuparetama seja ainda conservador e dividido entre os dois grupos políticos “tradicionais” não custa lembrar o adágio “Araruta também tem seu dia de Mingau”.

Tarcio Oliveira

PS: O PT de Tuparetama publicou no seu blog oficial uma resposta a um texto anterior desta coluna "De olho nas eleições 2012" (clique aqui para ler o texto). Assinada pelo vice-presidente do partido, Jonas Melo, a resposta pode ser lida clicando AQUI


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...