15.1.12

EM PRIMEIRA MÃO: OPOSIÇÃO INDICA NOMES DE CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO. DÊVA PESSOA É O CANDIDATO A PREFEITO



Na noite de ontem (sábado, 14) após uma longa reunião (das 7 às 10) para analisar a conjuntura local e traçar estratégias de ação, as jovens lideranças dos partidos de oposição PDT, PSB e PSD fecharam compromisso em torno da candidatura a prefeito de Edvan Cesar Pessoa (PSD), o popular Dêva.


Também ficou definido que o candidato a vice sairá do grupo, provavelmente um desses três nomes: Denis de Deassis, Gustavo Galvão (Boquinha) ou Junior Honorato. Quatro candidatos a vereadores foram definidos na reunião: Anderson Rodrigues, Tiago Lima, Fátima Nascimento e Gilmar Aguiar.

Segundo Deva o grupo está aberto ao diálogo com outros partidos e lideranças de Tuparetama. Para entender o recado de Dêva, vamos analisar como se desenha o cenário político atual no município:

1- Os partidos da situação ainda não definiram seus candidatos. A maior liderança do grupo é naturalmente o prefeito Sávio Torres (PTB) numa situação confortável com a administração com mais de 80% de aprovação. O candidato de Sávio Torres é seu vice, Romero Perazzo, mas vem crescendo dentro do grupo um movimento em torno do nome de Valmir Tunu, secretário de Transportes. A indicação de Valmir Tunu ganha força com os rumores de adesão da família Patriota (Vanilda, Diórgenes e George Patriota). Se as conversas que circulam na cidade são verdadeiras, Sávio Torres tem à escolha três nomes: Romero Perazzo, Valmir Tunu e George Patriota. Um dos três sobrará.

2- Os partidos PR, PV e PT ainda não definiram sua posição. Estão divididos entre ser da situação ou da oposição. Vejamos o caso do PT: Ainda é parceiro e faz parte do grupo de apoio ao prefeito Sávio Torres, mas continua sendo um partido sem expressão e sem votos no município. Essa é a questão que aflige os petistas locais: como pode um partido que é “governo” há 8 anos não crescer e não eleger um vereador sequer? Não ter nem mesmo uma secretaria na administração municipal ? O atual presidente do partido, Reinaldi Daniel tem uma postura mais “independente” e mais propensa à oposição, resta saber se terá influência suficiente para convencer seus pares.

3- Quanto ao PR, sua principal liderança é o vereador Joel Gomes, correligionário de Vitalino e Vanilda Patriota. Adversário histórico de Sávio Torres, Joel está numa situação constrangedora com a possibilidade de vir a ocupar o mesmo palanque. Sobe? Quem conhece Joel, diz que não. Sem Joel o grupo de Vitalino Patriota ficará bastante fragilizado.

5- O PV é partido novo no município. Seu presidente, Zé Tunu, é da família do atual prefeito Sávio Torres. Zé Tunu é boa gente, mas não é político nem ambientalista. Aliás, quem são os outros “verdes” de Tuparetama?

6- Afinal só temos uma certeza: imprevisível e incoerente tanto quanto as novelas da TV, a política de Tuparetama traz novidades e reviravoltas a cada semana. Por isso aguardemos os próximos capítulos.

[ Tárcio Oliveira / publicado em www.textosdetarcio.blogspot.com ]


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...